Palavra Chave:


Conheça mais
    Faça sua reclamação
    Direitos de Família
    Direito Penal
    Direito Civil
    Direito Trabalhista
    Direito do Consumidor
    Direito Previdenciário
    Polícia
    Política
    Direito Procesual Civil
    Direito Previdenciário
    Direito Processual Penal
    Sua Saúde
    Noticias
    QUEM SOMOS
Arquivos
    Publicações
    Petições


CARTAS – Opinião de Leitores da Folha de Londrina
Está para ser enviado ao Congresso um projeto de lei que pune as empresas que pagarem propina a entidades governamentais...
Manifestantes fantasiados de zumbis protestam em frente ao Parlamento da UE, em Bruxelas, contra acordo com a Índia
Veja a matéria completa no link: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/15179-imagens-do-dia#foto-263334
veja mais

 
01/09/2009 - 16:08 - Farmácias do Paraná não têm remédio fracionado

Joyce Carvalho

Nenhuma farmácia do Estado oferece medicamento fracionado aos consumidores, segundo o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite este tipo de venda, mas com regras a serem cumpridas e a supervisão de um farmacêutico.

Os medicamentos fracionados possibilitam ao paciente comprar a quantidade exata prescrita na receita médica. Os estabelecimentos não são obrigados a vender remédios desta maneira.

A medida vale desde 2005 e, segundo a Anvisa, evita que os pacientes mantenham sobras de remédios em casa. Assim, haveria a diminuição do uso de medicamentos sem prescrição ou orientação médica e a redução dos casos de intoxicações.

Comprar a quantidade exata também baratearia os custos do tratamento. A Anvisa determinou que a venda de medicamentos fracionados deve acontecer em um espaço especial dentro da farmácia. A manipulação precisa ser feita por um farmacêutico.

O remédio vem direto da indústria em uma embalagem própria, específica para a comercialização fracionada. Cada unidade traz os dados de identificação, como nome do produto, concentração do princípio ativo, número de registro, lote e prazo de validade.

Segundo a Anvisa, podem ser fracionados os medicamentos que vêm em frasco-ampola, ampola, seringa preenchida, flaconete, sachê, envelope, blister, strip, comprimidos, cápsulas, drágeas, adesivos transdérmicos e supositórios. Os remédios com controle especial não podem ser vendidos separadamente.

"Existem muitas dificuldades. A resolução é de 2005 e está meio parado. A indústria está produzindo 175 medicamentos fracionados, mas as farmácias não estão vendendo. As farmácias, depois de fracionar, ainda precisam colocar o medicamento em outra embalagem, para poder encaminhar ao consumidor", comenta Paulo Roberto Ribeiro Diniz, presidente do CRF-PR.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifarma-PR), Edenir Zandoná Júnior, considera a venda fracionada como "complicada". De acordo com ele, a medida pode facilitar a resistência de bactérias.

"A Anvisa não está sendo coerente. Por um lado fala do que a não utilização correta dos medicamentos pode causar resistência. Por outro, permite a venda fracionada. O fracionamento pode induzir o paciente a tomar o medicamento e, assim que melhorar um pouco, deixar de usar. Parece que isto começou pela contramão", afirma.

Zandoná Júnior fala que não existe a procura por antibióticos fracionados e admite que a criação de um espaço específico para isto nas farmácias dificulta a adoção deste tipo de venda.

"Gera um custo operacional. A sala deve seguir as normas da Anvisa. E se não tem a procura, como vai manter uma sala assim?", questiona. Outras informações sobre medicamentos fracionados no site www.anvisa.gov.br.

Se você tem críticas ou sugestões, envie e-mail para economia@oestadodoparana.com.br.

O Estado do Paraná – 28-08-2009

Inserida por: Dr. Espirito Santo fonte:  O Estado do Paraná
Imprimir   enviar para um amigo
voltar  
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 04 DE ABRIL DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 04 DE ABRIL DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Natalia Nascimento Clemente Data: 30.01.2018 18:38 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 03/03/2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 03/03/2018 -01-Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de CARLA C. FRETESCHI do NASCIMENTO Data: 14.02.2018 14:06 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Lauriana Cristina Data: 02.01.2018 15:41 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Gean Anderson Silva Data: 02.11.2017 14:48 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO MDE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Sahira Branco Data: 26.10.2017 14:18 De: Para:
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
Reclamação contra Revista Abril - Revista Princesa
De : Lurdes Bueno Data: 24/09/2017 17:47 (GMT-03:00) Para: espirito_santo1943@hotmail.com Assunto: Revista abril Sou assinante da revista princesas a anos da editora abril..sempre fiz várias reclamações porqu
RECLAMAÇÃO E ELOGIO DE CONSUMIDOR
Levei à Refrigeração França, foto acima, um bebedouro elétrico marca Beliere, modelo Juninho para substituir uma das torneiras. O aparelho voltou com vazamento. Levei de volta para resolver o problema, mas o vazamento continuava. O diagnóstico técnico fo
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017 -01- Nome Completo: Andreia Borges E-mail: andreia-borges-2012@Hotmail. com Cidade: São Paulo Estado: SP Conheceu: Não conheço só comprei a

Total de Resultados: 14187

Mostrando a página 1 de um total de 1419 páginas

12345678910PróximoFinal

  Cadastre seu email e receba as novidades do reclamando.com.br
Cadastrar | Remover