Palavra Chave:


Conheça mais
    Faça sua reclamação
    Direitos de Família
    Direito Penal
    Direito Civil
    Direito Trabalhista
    Direito do Consumidor
    Direito Previdenciário
    Polícia
    Política
    Direito Procesual Civil
    Direito Previdenciário
    Direito Processual Penal
    Sua Saúde
    Noticias
    QUEM SOMOS
Arquivos
    Publicações
    Petições


Painel do Leitor
A eleição para presidente dos EUA está chegando e ainda não sabemos coisa alguma sobre o que os adversários irão fazer...
O deputado fura-pedágio - .... Por falar no fura-pedágio - Motorista de um Pálio - Continuam os assaltos
O deputado fura-pedágio Luiz Cláudio Romanelli, depois das travessuras cometidas no domingo ao passar por três cancelas...
veja mais

 
01/12/2009 - 12:35 - RELIGIÃO - 'Políticos não representam seus eleitores com fidelidade'

Ex-arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Majella Agnello critica o comportamento da classe política e fala sobre a possibilidade de um dia tornar-se Papa 
 
 

Dom Geraldo: ''A globalização não foi feita para distribuir os bens. Os que são pobres estão sempre mais pobres. Falta solidariedade''

De 1983 a 1991, o cardeal Dom Geraldo Majella Agnello, 76 anos, foi Arcebispo de Londrina. Do Norte do Paraná ele foi direto para o Vaticano, onde se tornou, nomeado pelo Papa João Paulo II, secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Em 1999, Dom Geraldo foi nomeado Arcebispo Primaz do Brasil, assumindo a Arquidiocese de Salvador (BA). Dois anos depois veio a nomeação para Cardeal e, em 2003, a eleição para presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Uma das vozes mais respeitadas dentro da Igreja Católica, o ex-arcebispo de Londrina chegou a ter seu nome cogitado pela imprensa internacional para ser Papa, no conclave de 2005, do qual ele participou e que elegeu Bento XVI como sucessor de João Paulo II.

Em Londrina para presidir uma cerimônia de ordenação sacerdotal, ele atendeu à FOLHA depois da solenidade, que durou mais de duas horas, e de enfrentar uma longa viagem de Roma até o Paraná.

Quando o senhor saiu de Londrina, em 1991, imaginava que assumiria tantas responsabilidades?

Saí daqui, em primeiro lugar, com muita surpresa. Fui avisado por telefone. Ninguém me perguntou se eu queria ir. Mas ao mesmo tempo foi um motivo para agradecer a Deus pelo tempo que aqui fiquei. Foi muito bom trabalhar junto do Papa João Paulo II. Ali eu pude ter contato com o mundo inteiro e fiz amizade com muita gente. Porém, nunca deixei de lembrar da minha origem e de cada lugar por onde passei. Lá em Roma pude conhecer de perto todos os bispos do Brasil, pois eles me procuravam. Dessa forma, quando voltei ao nosso país, indo para Salvador, fui eleito presidente da CNBB.

O senhor fez em Londrina a primeira ordenação sacerdotal do ano da arquidiocese. Isso mostra que há uma crise vocacional na Igreja?

Aqui no Brasil nós não passamos por uma crise vocacional comparável à de outros países, pois já tínhamos historicamente um número reduzido de presbíteros. Mas, ao mesmo tempo, começamos a estruturar uma pastoral vocacional. Isso fez com que, organizando-nos, preparando os seminários e dando uma atenção especial à formação, tivéssemos vocações. Hoje temos um crescimento, mas não podemos dizer que cobre as nossas necessidades.

Então o senhor vê essa situação com otimismo?

Sim. Levamos em conta que as famílias já não são mais tão numerosas. Por isso, a Igreja tem que pensar e nós temos que trabalhar com a ajuda dos leigos. Os padres não podem ser exclusivistas e fazer tudo. A organização da Igreja não depende exclusivamente dos padres, mas também dos leigos.

O senhor tem abordado a temática da violência em suas pregações? O que propõe para que as situações de violência diminuam?

De alguns anos para cá estamos diante do fato da globalização, que faz com que todos estejam envolvidos em tudo, mas que não foi feita para distribuir os bens. Os que são pobres estão sempre mais pobres. Falta solidariedade. Não podemos ver a questão sempre do ponto de vista do direito, defendendo o ''eu fiz, eu mereço, eu sofri, eu estudei.'' E aqueles que não tiveram a oportunidade de ter estudo e trabalho? Somos muito egoístas. Aí está a causa profunda de toda essa falta de atenção para os mais necessitados.

Mas o poder público também não tem que fazer a sua parte?

Sim, claro. O governo tem muito dinheiro, mas será que a distribuição é para valer? É preciso distribuir corretamente para que o povo possa crescer tendo educação, saúde, trabalho e dignidade. Em geral, o comportamento de muitos dos nossos políticos não está à altura de representar com fidelidade os seus eleitores.

Como foi a experiência de participar do conclave que elegeu Bento XVI?

Eu tive esta grande satisfação e responsabilidade. Quase todos os cardeais que ali estava estavam participavam da escolha de um Papa pela primeira vez. Foi uma forte emoção, mas a responsabilidade vinha em primeiro lugar.

E se o senhor virar Papa um dia?

Quando completei 75 anos, no ano passado, entreguei e minha renúncia nas mãos do Papa, como todos devemos fazer quando chegamos a essa idade. Agora cabe a ele aceitar. Já tive a resposta de que o Papa recebeu o pedido e, ao seu tempo, dará a resposta; mas não sabemos quando. Até os 80 anos de idade nós, como cardeais, podemos ser votados para Papa em um eventual conclave.

O senhor consegue se imaginar como Papa?

Será que o Espírito Santo não tem outra escolha?
 
Wilhan Santin - Reportagem Local

Folha de Londrina – 27-11-2009

Inserida por: Dr. Espirito Santo fonte:  Folha de Londrina
Imprimir   enviar para um amigo
voltar  
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 08 DE MAIO DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 08 DE MAIO DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Francisco scalada Data: 15.04.2018 18:09 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 04 DE ABRIL DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 04 DE ABRIL DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Natalia Nascimento Clemente Data: 30.01.2018 18:38 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 03/03/2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 03/03/2018 -01-Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de CARLA C. FRETESCHI do NASCIMENTO Data: 14.02.2018 14:06 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Lauriana Cristina Data: 02.01.2018 15:41 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Gean Anderson Silva Data: 02.11.2017 14:48 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO MDE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Sahira Branco Data: 26.10.2017 14:18 De: Para:
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
Reclamação contra Revista Abril - Revista Princesa
De : Lurdes Bueno Data: 24/09/2017 17:47 (GMT-03:00) Para: espirito_santo1943@hotmail.com Assunto: Revista abril Sou assinante da revista princesas a anos da editora abril..sempre fiz várias reclamações porqu
RECLAMAÇÃO E ELOGIO DE CONSUMIDOR
Levei à Refrigeração França, foto acima, um bebedouro elétrico marca Beliere, modelo Juninho para substituir uma das torneiras. O aparelho voltou com vazamento. Levei de volta para resolver o problema, mas o vazamento continuava. O diagnóstico técnico fo

Total de Resultados: 14188

Mostrando a página 1 de um total de 1419 páginas

12345678910PróximoFinal

  Cadastre seu email e receba as novidades do reclamando.com.br
Cadastrar | Remover