Palavra Chave:


Conheça mais
    Faça sua reclamação
    Direitos de Família
    Direito Penal
    Direito Civil
    Direito Trabalhista
    Direito do Consumidor
    Direito Previdenciário
    Polícia
    Política
    Direito Procesual Civil
    Direito Previdenciário
    Direito Processual Penal
    Sua Saúde
    Noticias
    QUEM SOMOS
Arquivos
    Publicações
    Petições


Segundo leitor, brasileiro vota em quem atenda suas necessidades básicas
O Instituto Datafolha tem muita experiência e usa metodologia similar, creio eu, à de outros órgãos de pesquisa. Os...
Barulho provocado por obra irrita moradora da zona oeste
A obra de uma construtora na rua Galeno de Almeida, em Pinheiros, é o motivo da irritação de Luciana Mara Ferreira...
veja mais

 
16/02/2010 - 17:08 - Pombos no Centro preocupam moradores

Não oferecer comida e proteger os locais onde eles possam se abrigar ajudam a diminuir o número de aves e a preservar o imóvel

 

Antonio Sanches, que mora nos arredores da Praça Rui Barbosa, pretende instalar uma tela na sacada do apartamento para inibir os pombos

Os pombos que habitam o Centro de Curitiba incomodam principalmente quem tem ou aluga um imóvel na região. Além das praças, a ave ocupa também os terraços, parapeitos e telhados de casas e pré­­dios. “Embora não se tenha a quantidade exata de pombos, é evidente que há uma superpopulação, que não é um problema ex­­clusivo de Curitiba”, diz o presidente da Comissão de Zoonoses e Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM), Paulo Guerra.

Ele explica que os pombos se adaptam prontamente a um am­­biente que ofereça condições básicas para sua sobrevivência, com oferta de abrigo, alimento e água. “Os beirais e parapeitos simulam o habitat natural destas aves em rochas e penhascos”, comenta.

O engenheiro civil especialista em manutenção predial, Paulo Asinelli, afirma que as fezes dos pombos são ácidas e corroem o calcário das construções, desvalorizando o patrimônio. Já as penas e ninhos dos animais provocam o entupimento das calhas.

Para impedir que as aves pousem nos prédios, uma dica de Asinelli é colocar barreiras físicas, como espículas (espécie de hastes pontiagudas). “Há também locais em que são utilizadas redes ou fios tensionados, ideais em parapeitos e andares altos”, indica.

Caso as aves estejam entrando em sacadas ou varandas, pode-se borrifar, a cada três ou quatro dias, formalina a 10% (90 mililitros de água para 10 mililitros de formol), de acordo com Guerra.

Deve-se atentar ainda para os locais onde as aves fazem os ni­­nhos para fechá-los com telas. Telhas quebradas ou frestas na estrutura da cobertura favorecem a entrada dos animais no forro e devem ser fechados. Os aparelhos de ar-condicionado podem ser cobertos com redes de poliuretano em sua parte externa, para evitar que os pombos façam seus ninhos.

“Mantenho a minha sacada sempre limpa e estou providenciando uma tela para eliminar de vez o problema, mas o apartamento ao lado do meu está abandonado há mais de um ano e ninguém faz a limpeza. O mau cheiro e a sujeira incomodam bastante”, relata o fisioterapeuta aposentado Antonio San­­ches, morador dos arredores da Praça Rui Barbosa.

Casos como este devem ser re­­portados ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV) da Se­­cretaria Municipal de Saúde, ór­­gão responsável pelo controle e fiscalização. “Os proprietários ou ocupantes de imóveis têm a obrigação de manter os ambientes lim­­pos e livres de animais sinantrópicos, seguindo o Código de Saú­­de Estadual (lei estadual 13.331/2001)”, lembra o coordenador do CCZV, Juliano Ribeiro.

As denúncias devem ser feitas por meio da Central 156 da Prefei­tura. “Recebemos anualmente cerca de 200 solicitações envolvendo pombos. Mas quando o imóvel está fechado, só podemos entrar para proceder a limpeza, com autorização judicial, o que acaba dificultando a solução com rapidez”, diz.

Para Guerra e Ribeiro, o principal entrave para resolver a questão da superpopulação de pombos é a oferta abundante de alimentos. “Pombos são generalistas, comem chicletes, pipoca ou resto de comida. Oferecer alimento aos pombos contribui para a alta reprodução e manutenção de animais mais fracos e doentes que seriam eliminados naturalmente no ambiente selvagem”, diz Guerra.

Ele ressalta que não existe uma solução de curto prazo e que o ex­­termínio, além de ser uma agres­­são aos animais, seria paliativo e de curta duração. “Se não hou­­ver cuidados para eliminar as fontes de alimento e os abrigos, outros pombos serão atraídos”, afirma.

Cuidados

O principal perigo da convivência entre homem e pombos é a transmissão de doenças. “As fezes secas e endurecidas, que se acumulam em forros e varandas, servem de substrato para fungos, causadores de doenças que comprometem o aparelho respiratório, como His­to­­plasmose (infecção pulmonar causada por fungos) e Ornitose (infecção pulmonar aguda), e até o sistema nervoso central, caso da Criptococose (doença que provoca inflamação no cérebro e me­­ninges)”, alerta.

A estudante Juliana Figueiredo Casanova conta que há um ano e meio mora em um apartamento na Rua Senador Alencar Guima­rães. “Toda vez que faço a limpeza do terraço, tenho medo de ser contaminada.”

Segundo o coordenador do CCZV, ao limpar a sujeira dos pombos é preciso proteger o nariz e a boca com máscara ou pano úmi­­do e usar luvas, além de utilizar solução desinfetante à base de cloro. “Como a transmissão ocorre através da inalação de poeira contaminada, o mais importante é umedecer bem as fezes antes de limpá-las”, recomenda Ribeiro.

Gazeta do Povo – 10-02-2010

Inserida por: Dr. Espirito Santo fonte:  Gazeta do Povo
Imprimir   enviar para um amigo
voltar  
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO MDE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Sahira Branco Data: 26.10.2017 14:18 De: Para:
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
Reclamação contra Revista Abril - Revista Princesa
De : Lurdes Bueno Data: 24/09/2017 17:47 (GMT-03:00) Para: espirito_santo1943@hotmail.com Assunto: Revista abril Sou assinante da revista princesas a anos da editora abril..sempre fiz várias reclamações porqu
RECLAMAÇÃO E ELOGIO DE CONSUMIDOR
Levei à Refrigeração França, foto acima, um bebedouro elétrico marca Beliere, modelo Juninho para substituir uma das torneiras. O aparelho voltou com vazamento. Levei de volta para resolver o problema, mas o vazamento continuava. O diagnóstico técnico fo
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017 -01- Nome Completo: Andreia Borges E-mail: andreia-borges-2012@Hotmail. com Cidade: São Paulo Estado: SP Conheceu: Não conheço só comprei a
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 30/07/2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 30/07/2017 -01- Nome Completo: ARNALDO BELOTA E-mail: acbelota@gmail.com Cidade: SAQUAREMA Estado: RJ Conheceu: pela internet Reclamação: Quando recebo
RECLAMAÇÃO DE MARIA SAJA CONTRA A OI
MARIA SAJA - saja_maria@yahoo.com.br rua bevenuto gussi, 301 83260-000 matinhos pr ‘’Reclamação contra a OI S.A. Tinha um plano da Oi com os seguintes serviços = 1.“Oi fixo – pacote de minutosfixo-fixo local Pacote de minutos longa distancia com 14
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 06 DE JULHO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 06 DE JULHO DE 2017 -01- Nome Completo: Eleni Soares Domingues E-mail: elenisoaresdomingues@gmail.com Cidade: Campos dos Goytacazes Estado: RJ Conheceu: Google
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 18 DE MAIO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 18 DE MAIO DE 2017 -01- Nome Completo: edivaldo silva rocha E-mail: edivaldo.rocha@bol.com.br Cidade: riacho de santana Estado: BA Conheceu: internet Reclamação:

Total de Resultados: 14184

Mostrando a página 1 de um total de 1419 páginas

12345678910PróximoFinal

  Cadastre seu email e receba as novidades do reclamando.com.br
Cadastrar | Remover