Palavra Chave:


Conheça mais
    Faça sua reclamação
    Direitos de Família
    Direito Penal
    Direito Civil
    Direito Trabalhista
    Direito do Consumidor
    Direito Previdenciário
    Polícia
    Política
    Direito Procesual Civil
    Direito Previdenciário
    Direito Processual Penal
    Sua Saúde
    Noticias
    QUEM SOMOS
Arquivos
    Publicações
    Petições


Grampos - Forças Armadas 1 - Forças Armadas 2 – Trânsito - Viadutos 1 - Viadutos 2
Tanto a Abin quanto a Polícia Federal são órgãos subordinados diretamente à Presidência da República e jamais entrariam...
Suprema ironia ou mero desprezo?
Por ironia da sorte ou mero desprezo, no mesmo dia em que cancelou a reunião com os grevistas, o governo federal editou...
veja mais

 
18/09/2011 - 20:14 - Legislativo - Cresce pressão contra aumento de vereadores

Abaixo-assinado em Ponta Grossa tenta mudar a decisão que ampliou de 15 para 23 o número de cadeiras na Câmara. Em Maringá, proposta será votada hoje sob proteção policial

Ponta Grossa - Cinco mil assinaturas foram colhidas em apenas dez dias em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, num abaixo-assinado proposto por entidades, que pretendem apresentar um projeto de lei de iniciativa popular na Câmara Municipal para invalidar o aumento no número de vereadores – de 15 para 23 – aprovado em abril. Três câmaras municipais paranaenses que haviam iniciado a discussão retrocederam após a pressão de entidades da sociedade civil.

Mas apesar da insatisfação popular, os legislativos municipais continuam aprovando o aumento. Ontem à noite, a Câmara de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, aprovou a elevação em segundo turno. A Casa passará de 10 a 13 vereadores na próxima legislatura.

Em Campo Mourão, região central do estado, apesar dos protestos durante a sessão de ontem na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram, em primeira votação, o aumento no número de cadeiras na Casa de 10 para 13. Hoje, o Legislativo faz a segunda votação do projeto.

Hoje é a vez de Maringá, no Norte do estado, votar a ampliação. Maringá vota em primeiro turno a ampliação na sessão de hoje. O presidente da casa, Mário Hossokawa (PMDB), confirmou que pediu reforço policial para “proteger o público” que estará presente na sessão. A proposta é aumentar de 15 para 21 o número de parlamentares municipais.

Campanha

O abaixo-assinado em Ponta Grossa faz parte da campanha Cidadania em Ação, apresentada ontem pelo Conselho de Entidades, Observatório Social e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente do conselho, Luiz Eduardo Pilatti Rosas, sustenta que com o acréscimo de mais oito vereadores e 32 assessores parlamentares, o Legislativo local gastaria R$   7,5 milhões a mais por legislatura.

O presidente da subseção da OAB, Luís Alberto Kubaski, reconhece que a mudança vai depender da própria Câmara. “O projeto precisa da aprovação de quatro comissões na Câmara e da votação em plenário”, aponta. A intenção da campanha é coletar pelo menos 11 mil assinaturas – que representa 5% do eleitorado – para protocolar o projeto.

Romualdo Camargo, que é diretor-geral da Câmara de Ponta Grossa, acrescenta que pelo menos 20 partidos políticos da cidade são favoráveis a um debate amplo para demonstrar que a ampliação é necessária. “Estão querendo empurrar goela abaixo essa discussão, é preciso ver a importância do aumento da representatividade”, diz.

Plebiscito

Em Guarapuava, o Observatório Social pretende abrir um plebiscito para ouvir a população sobre o aumento no número de vereadores – de 12 para 21. A ampliação foi aprovada em novembro do ano passado. No último dia 8, a entidade promoveu uma reunião para definir como será a campanha em prol do plebiscito.

Em Foz do Iguaçu e em Lon­­­­drina, as propostas de aumento foram barradas pela pressão popular. “O papel das entidades foi fundamental para impedir o aumento. Encomen­­­damos uma pesquisa de opinião pública e a maioria da população foi contrária”, aponta o presidente da Associação Comer­­cial, Nivaldo Bemvenho. Já em Jacarezinho, os vereadores desistiram de discutir o projeto. “Nós vamos manter em nove vereadores até para que sobrem mais recursos para o Executivo”, acrescenta o presidente da Câmara, José Isaías Gomes (PT).

Em Mandaguari, uma reunião na próxima quinta-feira vai definir a apresentação do projeto. Já em Guaratuba, ainda não há proposta formalizada. “Os deputados jogaram esse pepino nas mãos dos vereadores quando aprovaram a emenda constitucional. Agora, a população se volta contra as câmaras”, lembra o presidente da Câmara de Guaratuba, Paulo Araújo (PSC).

Cenário

Desde a promulgação da Emenda Constitucional 58, em 2009, que alterou as faixas proporcionais dos números de vereadores e os limites de gastos no Legislativo, 119 cidades do Paraná poderão aumentar a quantidade de vereadores a partir da próxima legislatura:

Já aprovaram

Carambeí; Cascavel; Guarapuava; Jaguariaíva; Laranjeiras do Sul; Ponta Grossa; São José dos Pinhais e Telêmaco Borba.

Em discussão

Guaratuba; Mandaguari e Maringá.

Não vão aumentar

Foz do Iguaçu; Jacarezinho e Londrina.

Comente esta matéria. Preencha o formulário: “Faça sua reclamação” aqui no site www.reclamando.com.br ou envie e-mail para: espírito_santo@uol.com.br

Gazeta do Povo – 13-09-2011

Inserida por: Dr. Espirito Santo fonte:  Gazeta do Povo
Imprimir   enviar para um amigo
voltar  
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 04 DE ABRIL DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 04 DE ABRIL DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Natalia Nascimento Clemente Data: 30.01.2018 18:38 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 03/03/2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 03/03/2018 -01-Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de CARLA C. FRETESCHI do NASCIMENTO Data: 14.02.2018 14:06 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Lauriana Cristina Data: 02.01.2018 15:41 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Gean Anderson Silva Data: 02.11.2017 14:48 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO MDE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Sahira Branco Data: 26.10.2017 14:18 De: Para:
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
Reclamação contra Revista Abril - Revista Princesa
De : Lurdes Bueno Data: 24/09/2017 17:47 (GMT-03:00) Para: espirito_santo1943@hotmail.com Assunto: Revista abril Sou assinante da revista princesas a anos da editora abril..sempre fiz várias reclamações porqu
RECLAMAÇÃO E ELOGIO DE CONSUMIDOR
Levei à Refrigeração França, foto acima, um bebedouro elétrico marca Beliere, modelo Juninho para substituir uma das torneiras. O aparelho voltou com vazamento. Levei de volta para resolver o problema, mas o vazamento continuava. O diagnóstico técnico fo
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017 -01- Nome Completo: Andreia Borges E-mail: andreia-borges-2012@Hotmail. com Cidade: São Paulo Estado: SP Conheceu: Não conheço só comprei a

Total de Resultados: 14187

Mostrando a página 1 de um total de 1419 páginas

12345678910PróximoFinal

  Cadastre seu email e receba as novidades do reclamando.com.br
Cadastrar | Remover