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Motorista paga pedágio por rodovia esburacada
Diretor regional da As­so­ciação Brasileira de Con­cessionárias de Rodovias, João Chiminazzo Netto diz que as rodovias...
Para leitor, recomendações policiais contra bandidos são inúteis
Já que os policiais não conseguem combater o crime, que deixem a população se defender autorizando a compra de armas não...
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29/09/2011 - 07:06 - Coluna do Leitor – Opinião de Leitores da Gazeta do Povo

Paz no trânsito

A paz no trânsito começa a acontecer à medida que as pessoas envolvidas nos acidentes contribuam com as informações para evitá-los e não apenas para incriminar e vingar os culpados (Gazeta, 21/9). A contribuição das pessoas envolvidas é fundamental para aprimorar a educação de trânsito, para prevenção de acidentes no trânsito e, assim, evitar as mortes de pessoas pela repetição de erros que possam ser evitados. Certamente, nenhum motorista gosta de ser envolvido em acidentes, e todos desejam a paz no trânsito.

Murilo Zortéa

Multas da Urbs 1

Embora algumas pessoas discordem da decisão do TJ-PR, sob a argumentação da prevalência da ordem pública, é importante lembrar que por trás de todo esse embate público há uma indústria da multa, sedenta por dinheiro oriundo de infrações de trânsito dos cidadãos. Além disso, uma pessoa jurídica de direito privado não tem legitimidade para exercer o poder de polícia, como no caso da Urbs. Por isso, concordo com a decisão dos eméritos julgadores.

Fernando Muchau

Multas da Urbs 2

Se a Urbs, por ser uma sociedade de economia mista, não tem o poder de polícia e não pode fiscalizar o trânsito, por que não a transformam em uma empresa pública, legalizando a sua atuação como órgão fiscalizador? O que motiva essa inércia ou negligência? A quem interessa essa ilegalidade?

João F. de Freitas Filho

Fiscalização de trânsito

Devido à insegurança que vivemos atualmente e à dificuldade financeira dos pequenos municípios, ao contratar um Guarda Municipal, este, desde que receba instrução adequada durante o curso de formação, entendemos que poderá e deverá atuar como agente de trânsito, no policiamento preventivo e na segurança. Portanto um funcionário realizará três atividades, ambas voltadas à segurança da população, e é isso que precisamos, não interessa se o agente é policial ou guarda municipal.

Nivaldo Godoy Guerin

Reajuste do Judiciário 1

Ora, não há nem o que se discutir. O reajuste para o Judiciário está previsto na Constituição e só alcançou esse patamar que parece elevado em razão de que o governo não cumpriu seu dever, anualmente e de forma organizada. O último plano de reajuste foi aprovado em 2006 e referia-se aos anos de 2000/2005, portanto o Judiciário já se encontra com seus salários defasados há seis anos. Sempre digo que cada um deveria se preocupar em melhorar seu nível salarial e não em rebaixar os dos demais.

Luciano Roberto Bearzi

Reajuste do Judiciário 2

A reposição salarial, e não reajuste, é mais do que merecida, pois o último plano de cargos e salários, aprovado em 2006, tratou de repor perdas inflacionárias de anos anteriores e foi implantado de forma parcelada, até 2008. Por isso, já em 2008, quando a última parcela estava sendo implementada, a categoria já sofria perdas inflacionárias, quanto mais agora, em 2011, com possível reajuste para apenas 2012. São seis anos sem reposição nenhuma.

Volmir Zanini

Dinheiro para a saúde 1

Com esse governo com que estamos convivendo ultimamente, é mais fácil ganhar na mega sena com apenas um cartão do que sugerir o que deveria ser feito. De qualquer forma, primeiro deveriam prender, julgar e colocar em alguma penitenciária todos os políticos corruptos. Somente com a “casa limpa” poderemos ter uma gestão correta de modo que haja verba para a saúde.

Joaquim F. Menezes

Dinheiro para a saúde 2

Já foi arrecadado mais de R$   1 trilhão em impostos. A máquina administrativa do governo está inchada, há superfaturamentos, desvios de verba, corrupção, etc., e dizem não haver verba para saúde, segurança e educação. O que realmente falta é competência e seriedade pra administrar o Brasil.

Joaquim S. Umezaki

Produtos piratas

Sou totalmente contra a pirataria, mas precisei comprar uma bateria original para o meu notebook e o produto não estava disponível para entrega imediata na rede autorizada, então não me sobrou outra alternativa, ou comprava um pirata ou esperava pela original ficando sem computador!

Marcos de Luca Rothen

Carro x bicicleta 1

Existem alguns adeptos da campanha para o aumento das bicicletas nas ruas, que estão cometendo, entendo eu, uma séria irregularidade nos semáforos (especialmente na região do Centro Cívico). Estão colando um adesivo preto com o desenho em branco de uma bicicleta no farol (verde) de alguns semáforos. Esse adesivo toma conta de praticamente todo o farol, assim confundindo os motoristas (especialmente à noite), e podendo criar ou causar possivelmente sérios problemas, incluindo, naturalmente, acidentes graves nos cruzamentos.

James Giacomassi

Carro x bicicleta 2

São necessários a construção de ciclofaixas nas principais ruas e avenidas da cidade e um maior investimento público na conscientização do motorista de que bicicleta também é veículo e deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 (um metro e meio) do ciclista (art. 201 CTB).

Guilherme Borba Vianna

Crimes perto de bancos

Não entendo qual o motivo que faz com que a pessoa realize saques de R$   5 mil, R$   10 mil ou mais, colocando sua vida em risco, com tantas notícias de assaltos nas saidinhas de banco. Por uns trocados, podem-se fazer transferências de valores de um banco para outro.

Gerson Luiz Novakowski

Bagunça em parques

O problema dos ruídos sonoros não se resumem aos parques de Curitiba. Em frente à PUC-PR, no período da noite, é comum os alunos estacionarem os carros na faixa amarela, ligarem os volumes dos carros no máximo e ficarem rindo e conversando embalados com muita cerveja. Próximo à universidade existe um estabelecimento noturno, que, em plena madrugada dos fins de semanas, os frequentadores também ligam ao máximo o volume dos sons dos seus veículos estacionados nas ruas, gritam, brigam e não deixam ninguém dormir. A solução? Limite para decibéis nos sons instalados nos carros, afinal, acima de tudo o motorista deve estar atento ao trânsito e, com som elevado, fica impossível ouvir ambulâncias, buzinas ou qualquer outro sinal sonoro.

Elisabete Andretta

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As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

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Gazeta do Povo – 26-09-2011

Inserida por: Dr. Espirito Santo fonte:  Gazeta do Povo
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