Palavra Chave:


Conheça mais
    Faça sua reclamação
    Direitos de Família
    Direito Penal
    Direito Civil
    Direito Trabalhista
    Direito do Consumidor
    Direito Previdenciário
    Polícia
    Política
    Direito Procesual Civil
    Direito Previdenciário
    Direito Processual Penal
    Sua Saúde
    Noticias
    QUEM SOMOS
Arquivos
    Publicações
    Petições


Despesas médicas estão na mira do Leão
Brasília - Depois de apertar o cerco à inadimplência de pessoas jurídicas com uma série de medidas anunciadas desde o...
Coluna do leitor
Após a baderna nos estádios, consegue-se imaginar o que será a Copa com a mistura álcool, vândalos e impunidade. Até...
veja mais

 
20/12/2007 - 16:45 - Faltam banheiros públicos no Centro de Curitiba

Problema afeta quem passa pelo Centro e precisa usar o sanitário e também pessoas que trabalham perto de espaços públicos onde não há banheiro

Fotos: Letícia Moreira
 
Existe um banheiro na Praça Carlos Gomes, mas, segundo relatos, o local fica sempre trancado

 
Praça Santos Andrade: entre os pontos problemáticos que devem ser contemplados pelo Ippuc

 
Emídio Martins Filho: ‘‘Algumas vezes tive que pedir para usar banheiros de lanchonetes’’

 
Diney Gonçalves dos Santos: não pode atender a todos os pedidos de transeuntes que querem usar o banheiro do estacionamento

 
Marcelo Francisco da Silva: ‘‘Urinam e defecam por aí a qualquer hora do dia, como se fosse a coisa mais natural do mundo’’

Muita gente já passou pela situação de estar no Centro de Curitiba, sentir necessidade de ir ao banheiro e não conseguir encontrar um sanitário público. ''Algumas vezes tive que pedir para usar banheiros de lanchonetes. Na maior parte do Centro faltam banheiros públicos'', reclama o aposentado Emídio Martins Filho.

O problema afeta quem passa pelo Centro e precisa usar o sanitário e também pessoas que trabalham perto de espaços públicos onde não há banheiro. Maria Marizete Gruczkoski é vendedora de uma loja de fantasias ao lado da Praça Santos Andrade. ''Nessa região não existe nenhum banheiro público. Por isso, todo dia tem gente que pede para usar o sanitário da loja. É um problema, porque você não conhece as pessoas. A praça devia ter um banheiro'', afirma a vendedora.

Diney Gonçalves dos Santos, funcionário de um estacionamento na região, diz que não pode atender a todos os pedidos de transeuntes que querem usar o banheiro do estabelecimento. ''Fica difícil, porque estamos sempre na correria e não tem como ficar cuidando'', explica.

Na Praça Carlos Gomes, existe um banheiro, mas pessoas que trabalham nas imediações relatam que o local fica trancado. ''Não é um banheiro público, só pode ser utilizado por quem tem autorização. Nós, que trabalhamos na praça, temos a chave'', diz Marcelo Francisco da Silva, funcionário de uma banca de jornais. Outra pessoa que trabalha na região comenta que o uso do banheiro tornou-se restrito porque o sanitário era alvo constante de depredação.

Silva explica que, como falta um banheiro público na área, muita gente faz suas necessidades pelos cantos da praça. ''Urinam e defecam por aí a qualquer hora do dia, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Em dias de sol, fica aquele cheiro'', aponta o funcionário.

Maria Marizete e Diney Gonçalves dos Santos afirmam que o mesmo problema ocorre na região da Praça Santos Andrade. ''Muita gente faz xixi nas entradas das lojas'', reclama Santos. ''Essa área em torno do prédio da UFPR é um nojo. Em dias de sol, você não consegue passar em volta por causa do mau cheiro'', diz Maria.

Há alguns meses, o vereador Mário Celso Cunha (PSDB) propôs à Prefeitura de Curitiba que fossem destinados recursos orçamentários para a implantação de mais banheiros públicos na cidade. ''Há mais de 40 espaços de uso público em Curitiba que não têm sanitário público'', relata o vereador.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está finalizando um projeto para aumentar o número de banheiros públicos na capital. ''Vamos enviar esse plano para uma empresa para avaliar qual seria o custo'', explica Célia Regina Bim, supervisora de planejamento do Ippuc.

Ela afirma que o instituto já fez um mapeamento e vai identificar os dez pontos mais problemáticos. ''Vamos apresentar o projeto ao prefeito e ver quantos sanitários vamos instalar. Vamos a princípio colocar alguns protótipos, como um experimento, por três meses, para dimensionar o custo mensal desses banheiros'', aponta Célia.

A supervisora explica que a experiência para avaliar essa despesa é importante, porque a idéia é que os banheiros sejam gratuitos e fiquem abertos durante todo o dia. ''Hoje muitos sanitários públicos são pagos e só funcionam até as 20 ou 22 horas'', justifica. Entre os pontos problemáticos que devem ser contemplados, Célia cita as praças Tiradentes e Santos Andrade.

''Na Tiradentes, há um banheiro próximo, nas Arcadas do Pelourinho, mas é pago e só fica aberto até as 20 horas. Já a Praça Santos Andrade não tem nenhum sanitário público'', diz a supervisora.

Fábio Galão Equipe da Folha

Folha de Londrina – 20.12.2007

Inserida por: Dr. Espirito Santo fonte:  Folha de Londrina
Imprimir   enviar para um amigo
voltar  
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 04 DE ABRIL DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 04 DE ABRIL DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Natalia Nascimento Clemente Data: 30.01.2018 18:38 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 03/03/2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 03/03/2018 -01-Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de CARLA C. FRETESCHI do NASCIMENTO Data: 14.02.2018 14:06 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Lauriana Cristina Data: 02.01.2018 15:41 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Gean Anderson Silva Data: 02.11.2017 14:48 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO MDE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Sahira Branco Data: 26.10.2017 14:18 De: Para:
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
Reclamação contra Revista Abril - Revista Princesa
De : Lurdes Bueno Data: 24/09/2017 17:47 (GMT-03:00) Para: espirito_santo1943@hotmail.com Assunto: Revista abril Sou assinante da revista princesas a anos da editora abril..sempre fiz várias reclamações porqu
RECLAMAÇÃO E ELOGIO DE CONSUMIDOR
Levei à Refrigeração França, foto acima, um bebedouro elétrico marca Beliere, modelo Juninho para substituir uma das torneiras. O aparelho voltou com vazamento. Levei de volta para resolver o problema, mas o vazamento continuava. O diagnóstico técnico fo
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017 -01- Nome Completo: Andreia Borges E-mail: andreia-borges-2012@Hotmail. com Cidade: São Paulo Estado: SP Conheceu: Não conheço só comprei a

Total de Resultados: 14187

Mostrando a página 1 de um total de 1419 páginas

12345678910PróximoFinal

  Cadastre seu email e receba as novidades do reclamando.com.br
Cadastrar | Remover