Palavra Chave:


Conheça mais
    Faça sua reclamação
    Direitos de Família
    Direito Penal
    Direito Civil
    Direito Trabalhista
    Direito do Consumidor
    Direito Previdenciário
    Polícia
    Política
    Direito Procesual Civil
    Direito Previdenciário
    Direito Processual Penal
    Sua Saúde
    Noticias
    QUEM SOMOS
Arquivos
    Publicações
    Petições


OPINIÃO DO LEITOR
Lamento a situação em que se encontra um querido patrimônio londrinense, o Zerão. Com a estação mais quente do ano...
A fome não pode esperar - Um Brasil sem favela - Painel do Leitor
Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de subnutrição, e muitos países estão longe de atingir o primeiro...
veja mais

 
12/02/2009 - 11:30 - Máquinas com defeito irritam passageiros

Usuários não conseguem fazer recargas no cartão. Urbs promete instalar nova tecnologia nos aparelhos até março

Publicado em 11/02/2009 | Euclides Lucas Garcia

Os 160 equipamentos para recarga dos cartões de transporte coletivo de Curitiba iniciaram 2009 apresentando o mesmo problema de anos anteriores. Passageiros – e até mesmo alguns cobradores – afirmam que, durante o mês passado, boa parte das máquinas permaneceu fora do ar, impossibilitando novas recargas. Nesses casos, é comum que os usuários sejam obrigados a pagar a passagem em dinheiro, em vez de usar os créditos disponibilizados pelas empresas onde trabalham. Para solucionar o problema, a Urbs – empresa que gerencia o transporte público na capital – promete instalar até março uma nova tecnologia de comunicação entre os aparelhos, que acabará com as frequentes falhas no sistema.

O auxiliar de inspeção Rawrison Maldonado conta que, há mais de um mês, as cinco máquinas de recarga do terminal do Pinheirinho não funcionam normalmente. Na semana passada, ele teve de se deslocar até o terminal do Portão para inserir créditos no cartão de transporte coletivo. Segundo Maldonado, o problema se repetiu várias vezes nos últimos meses e, apesar das reclamações na à Urbs, nada foi resolvido. “Não acho ruim pagar a passagem, mas a máquina tem de funcionar na hora de recarregar os créditos”, afirma. “Nem perco mais tempo pedindo pra arrumarem isso aí. É sempre o mesmo defeito.”

De acordo com a doméstica Solange Moreira, o que deixa os usuários ainda mais revoltados é o fato de os fiscais da Urbs afirmarem que o problema nos equipamentos de recarga é uma situação normal. Na última sexta-feira, além de não conseguir inserir novos créditos por meio dos aparelhos do terminal do Pinheirinho e da Praça Rui Barbosa, nenhuma máquina leitora aceitou os dois cartões-transporte da doméstica. “O cartão estava com crédito, mas tive de pagar a passagem em dinheiro”, reclama. “Sempre deixo algumas moedas de sobreaviso, porque a gente nunca sabe se essas máquinas vão funcionar.” Solange se queixa também de que o único local onde os passageiros podem comprar novos créditos é na sede da Urbs, na Rodoferroviária de Curitiba. “Como meu patrão me dá o dinheiro da passagem, fica difícil ir até a rodoviária só pra carregar o cartão”, diz.

A dificuldade enfrentada quase que diariamente pelos usuários é confirmada por cobradores do transporte coletivo da capital. Um deles, que preferiu não se identificar, conta que os três equipamentos de recarga da Praça Carlos Gomes ficaram travados durante os últimos 20 dias. “Não sei por que, mas essas máquinas sempre dão defeito no começo do mês, justamente quando enche de passageiros para fazer a recarga”, afirma. Outro cobrador, que também não quis ter o nome divulgado, conta que, há algumas semanas, um usuário tentou recarregar o cartão nas máquinas da Praça Rui Barbosa, mas não conseguiu realizar a operação. Sem dinheiro e bastante nervoso, ele pulou a catraca e embarcou no ônibus. “A culpa acabou sobrando pra um colega meu, que levou uma multa do fiscal”, relata. “Dava pra ver que era um trabalhador, mas ele estava revoltado, e com razão.”

Segundo a Urbs, os defeitos nas máquinas de recarga ocorreram em pontos isolados, por causa do grande número de cargas e recargas nesta época do ano, e já foram corrigidos. A empresa afirma que implantará, até o início de março, um novo sistema de comunicação entre os equipamentos, diminuindo para quase zero a chance de sobrecarga na rede. Hoje, os 160 pontos de recarga são interligados, o que facilita a ocorrência de problemas – depois que o novo sistema entrar em operação, cada aparelho terá um link próprio.

Promessas antigas

A Urbs garante ainda que, tão logo a nova tecnologia seja instalada, irá aumentar para 220 o total de máquinas de recarga espalhadas por Curitiba, principalmente em locais de grande movimento, como universidades, escolas e hospitais. A ampliação no número de equipamentos era uma promessa da empresa desde a implantação do cartão-transporte, em 2002.

De acordo com a Urbs, o novo sistema também permitirá que outro compromisso assumido com os usuários seja cumprido. A tarifa de R$   1 aos domingos, que passou a valer em janeiro de 2005, poderá ser estendida aos passageiros que pagam as viagens com o cartão-transporte. A medida, porém, ainda está em fase de estudos e não tem prazo para entrar em vigor.

Serviço

Quem não conseguir carregar o cartão-transporte, ou validá-lo na hora de pagar a passagem, deve ligar para o telefone 156 e registrar uma ocorrência.

O site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) também recebe reclamações pelo link Fale Conosco.

* * * * * * *

Interatividade

Você já enfrentou problemas para recarregar o cartão do ônibus?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Gazeta do Povo – 11-02-2009

Inserida por: Dr. Espirito Santo fonte:  Gazeta do Povo
Imprimir   enviar para um amigo
voltar  
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 15 DE JANEIRO DE 2018 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Lauriana Cristina Data: 02.01.2018 15:41 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 27 DE DEZEMBRO DE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Gean Anderson Silva Data: 02.11.2017 14:48 De: Para:
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– 29 DE OUTUBRO MDE 2017 -01- Assunto: Reclamação via SITE RECLAMANDO de Sahira Branco Data: 26.10.2017 14:18 De: Para:
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
RECLAMAÇÃO DE EDIVALDO ROCHA
POR FAVOR DR, JOSÉ DO ESPIRITO SANTO, COMO CONSIGO ESSA APÓLICE, ATENCIOSAMENTE, EDIVALDO SILVA ROCHA. E edivaldo.rocha@bol.com.br Responder| dom 08/10, 18:46 Você BOA NOITE PESSOAL DA Checozzi & Advogados Associados! MEU NOME É EDIVALD
Reclamação contra Revista Abril - Revista Princesa
De : Lurdes Bueno Data: 24/09/2017 17:47 (GMT-03:00) Para: espirito_santo1943@hotmail.com Assunto: Revista abril Sou assinante da revista princesas a anos da editora abril..sempre fiz várias reclamações porqu
RECLAMAÇÃO E ELOGIO DE CONSUMIDOR
Levei à Refrigeração França, foto acima, um bebedouro elétrico marca Beliere, modelo Juninho para substituir uma das torneiras. O aparelho voltou com vazamento. Levei de volta para resolver o problema, mas o vazamento continuava. O diagnóstico técnico fo
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE FORAM PREJUDICADOS EM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDORES– EM 19 DE AGOSTO DE 2017 -01- Nome Completo: Andreia Borges E-mail: andreia-borges-2012@Hotmail. com Cidade: São Paulo Estado: SP Conheceu: Não conheço só comprei a
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 30/07/2017
RECLAMAÇÕES DE INTERNAUTAS QUE COMPRARAM PELA INTERNET E FORAM PREJUDICADOS – RESPONDIDAS EM: 30/07/2017 -01- Nome Completo: ARNALDO BELOTA E-mail: acbelota@gmail.com Cidade: SAQUAREMA Estado: RJ Conheceu: pela internet Reclamação: Quando recebo
RECLAMAÇÃO DE MARIA SAJA CONTRA A OI
MARIA SAJA - saja_maria@yahoo.com.br rua bevenuto gussi, 301 83260-000 matinhos pr ‘’Reclamação contra a OI S.A. Tinha um plano da Oi com os seguintes serviços = 1.“Oi fixo – pacote de minutosfixo-fixo local Pacote de minutos longa distancia com 14

Total de Resultados: 14185

Mostrando a página 1 de um total de 1419 páginas

12345678910PróximoFinal

  Cadastre seu email e receba as novidades do reclamando.com.br
Cadastrar | Remover